top of page
Consultoria Administrativa em Lavras com a Veiga Visão
Veiga Visão | Consultoria Administrativa em Lavras

NOVIDADES

A Empresa e a Caixa d’Água.

  • Foto do escritor: Bruno Couto Gomes
    Bruno Couto Gomes
  • 7 de ago. de 2018
  • 2 min de leitura

O que uma empresa tem a ver com uma caixa d’água?


Metaforicamente, tudo. Por que?


Quem conhece uma caixa d’água, destas comuns em residências, e sabe como ela funciona vai entender melhor esta comparação.


As caixas d’águas residenciais possuem tamanhos que variam desde 500 litros até 10.000 litros ou mais. Geralmente possuem, por cima, um cano de entrada de meia polegada que abastece a caixa com água fornecida pela agência que controla o abastecimento do município. Na base desta mesma caixa d’água verificamos diversos canos saindo para abastecer as necessidades de água da residência. São canos de diversas medidas tais como, 1/2 , 3/4, 1 ou 2 polegadas.


Os moradores desta residência consomem volumes variados de água para matar a sede, processar alimentos, manter a sua higiene pessoal, a higiene dos ambientes, lavar louças, roupas, calçadas, veículos, etc.


Como se percebe, o consumo de água pode ser muito maior do que a reposição. Um cano de entrada de meia polegada deverá sustentar o consumo, além de permitir uma reserva para consumos futuros e/ou imprevisíveis. Um desiquilíbrio entre o abastecimento e o consumo pode provocar escassez de água na residência provocando sérios problemas para todos os residentes.


Fazendo uma analogia com a caixa d’água, a empresa também possui entradas e saídas, só que de recursos financeiros. As entradas de recursos são poucas e podem oscilar de acordo com a demanda. Por outro lado as saídas são representadas pelos gastos que a empresa tem para se manter, produzir e dar lucro. Os gastos são representados pelos custos fixos, custos variáveis, investimentos, despesas administrativas, despesas de venda, etc.


Resumindo. A entrada de recursos financeiros tem origem nas vendas. Os gastos têm diversas origens como: salários, matéria prima, impostos, energia elétrica, juros, depreciações, combustíveis, máquinas, equipamentos, telefone, etc. etc. etc...


Então percebe-se que se os custos não forem bem controlados a empresa pode passar por sérios desiquilíbrios.


Assim, semelhantemente à caixa d’água, o segredo da administração empresarial está em conseguir e manter o equilíbrio entre as entradas e saídas, ou seja, entre receitas e gastos, de tal forma a permitir que as empresas possam cumprir com todas as suas obrigações (gastos), gerar grandes receitas e viabilizar o lucro.


Pense nisso. Estamos prontos para lhe dar um suporte nesta administração e em tantos outros desafios empresariais...

Comments


  • FACEBOOK
© Veiga Visão | Consultoria Administrativa em Gestão, Pessoas e Processos
Nós Digital - Criação de Sites em Lavras
bottom of page