top of page
Consultoria Administrativa em Lavras com a Veiga Visão
Veiga Visão | Consultoria Administrativa em Lavras

NOVIDADES

Minha Empresa e Eu

  • Foto do escritor: Bruno Couto Gomes
    Bruno Couto Gomes
  • 7 de ago. de 2018
  • 2 min de leitura

Eis uma grande e importante questão.


Que tipo de relação devo manter com minha empresa?




Geralmente os empresários não colocam esta questão para si. O senso comum do empresário é que a empresa é um mero instrumento que lhe viabiliza uma fonte de renda. Quando precisa, vai no caixa e saca uma quantia de dinheiro que lhe pareça necessária para suas despesas pessoais, da família, para o lazer, viagens, etc. Afinal, pensa o empresário, a empresa é minha e eu defino o que fazer com os recursos. E, no caso de sociedades, este comportamento se repete para todos os sócios.


Aí está um grande perigo! Empresas se inviabilizam por isso. Já publicamos em outra oportunidade: “empresas economicamente viáveis, fecham por uma má gestão financeira”.


Mas afinal qual dever ser então a relação empresário e empresa?


Veja bem, a empresa uma vez constituída por um plano de negócio, passa a ter vida própria e é ela que evidencia para o empresário que o deve ser feito, porque deve ser feito, quando e por quem.

Lógico que quem toma as decisões é você, empresário. Porém decisões tomadas com base em uma eficiente análise dos dados que a empresa disponibiliza.


Não podemos, administrativamente, “misturar” as duas entidades, empresário e empresa. São independentes e há que se respeitar a individualidade de ambos.


É o caso das retiradas financeiras que os empresários frequentemente fazem nas suas empresas e as fazem a qualquer momento. Essa rotina pode ser muito perigosa porque ainda não se tem o resultado líquido da empresa e também porque pode mascarar e/ou penalizar o resultado final. Isto se agrava muito no caso de sociedades, podendo, inclusive, ser motivo de divergências e desentendimentos entre os sócios.


Para evitar estas e outras consequências desagradáveis, use de recursos de gestão como: pró-labore, fluxo de caixa, estatística atuarial, etc.


Tem dúvidas quanto a estes procedimentos?


Estamos prontos para lhe dar suporte nesta administração e em tantos outros desafios empresariais...

1 Comment


calazanscampos47
Nov 23, 2020

Enquanto estiver a relação patronal X empregados , as organizações ficarão engessadas em procedimentos que podem atrasar as tomadas de decisões salutares as entregas. A busca atual é termos sócios com pirâmide organizacional invertida , com fluidez e agilidade de tomadas de decisões, criando um clima de empoderamento aos "sócios" da empresa. Uma empresa bacana, além de preocupar com as entregas, devem estar também preocupadas com os sonhos de cada colaborador. Entenda-se sócios as camadas do pessoal da faxina até o CEO da empresa. Calazans

Like
  • FACEBOOK
© Veiga Visão | Consultoria Administrativa em Gestão, Pessoas e Processos
Nós Digital - Criação de Sites em Lavras
bottom of page